1. Introdução
A presente Política de Privacidade e Cookies explica como a BM Assistência Técnica recolhe, utiliza e protege os dados pessoais dos utilizadores do website https://bmassistenciatecnica.pt/, em conformidade com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) e restante legislação aplicável em Portugal.
Ao utilizar este website ou ao submeter qualquer formulário (contacto, pedido de assistência técnica ou pedido de orçamento), está a aceitar os termos desta política.
2. Responsável pelo tratamento de dados
O responsável pelo tratamento dos dados é:
BM Assistência Técnica
Rua de Silvares, Pav. C
4825-480 Agrela – Santo Tirso – Portugal
Telefone: +351 929 102 970
Email: geral@bmassistenciatecnica.pt
3. Que dados pessoais recolhemos
Podemos recolher e tratar as seguintes categorias de dados:
- Dados de identificação e contacto
- Nome
- Empresa / entidade
- Telemóvel / telefone
- Dados relacionados com os serviços
- Tipo de equipamento (máquinas de vending, sistemas de frio, sistemas de pagamento, etc.)
- Marca e modelo das máquinas
- Morada / localização dos equipamentos
- Descrição de problemas técnicos, pedidos de intervenção ou detalhes de orçamento
- Dados técnicos de navegação (cookies)
- Endereço IP
- Tipo de browser e dispositivo
- Páginas visitadas e tempo de permanência
- Outras métricas de utilização do website (quando existirem cookies analíticos ativos)
- Anexos facultativos
- Fotografias, vídeos ou documentos enviados nos formulários (por exemplo, imagens de avarias ou instalações).
Não solicitamos nem pretendemos recolher categorias especiais de dados (origem racial ou étnica, saúde, religião, etc.). Se forem enviados pelo utilizador, serão ignorados e/ou eliminados sempre que possível.
4. Finalidades do tratamento de dados
Os dados recolhidos através do website são utilizados para as seguintes finalidades:
- Gestão de pedidos de contacto
- Responder a dúvidas, pedidos de informação ou contactos gerais.
- Prestação de serviços de assistência técnica
- Agendar intervenções em máquinas
- Avaliar o tipo de avaria e urgência
- Contactar o cliente para esclarecimentos adicionais
- Elaboração de orçamentos
- Preparar propostas para fornecimento de máquinas novas ou recondicionadas
- Avaliar as necessidades com base no local de instalação e perfil de utilização
- Gestão da relação comercial
- Registo de histórico de pedidos
- Organização interna de clientes e intervenções técnicas
- Melhoria do website
- Análise de utilização do site (quando existirem cookies analíticos)
- Otimização de conteúdos e navegação
- Cumprimento de obrigações legais
- Obrigações fiscais e contabilísticas
- Resposta a pedidos de autoridades competentes, quando aplicável
5. Fundamentos legais (bases de licitude)
O tratamento dos dados é realizado com base em:
- Execução de contrato ou diligências pré-contratuais
Quando responde a pedidos de assistência, orçamentos ou contactos. - Interesse legítimo
Para gestão de histórico, melhoria de serviços e segurança do website, desde que não prevaleçam os direitos do titular. - Cumprimento de obrigações legais
Nomeadamente obrigações fiscais, contabilísticas ou de arquivo. - Consentimento
Quando aplicável, por exemplo, para o envio de comunicações comerciais (se vier a ser implementado) ou certos tipos de cookies não essenciais.
6. Prazos de conservação
Os dados pessoais serão conservados apenas pelo período estritamente necessário:
- Formulários de contacto, pedido de assistência e orçamento:
Normalmente até 5 anos, para efeitos de histórico comercial e técnico, salvo obrigações legais que imponham prazo diferente. - Dados de faturação e documentos contabilísticos:
De acordo com os prazos legais em vigor. - Cookies:
O prazo varia consoante o tipo de cookie (ver secção de cookies). Findo o prazo, são apagados ou anonimizados.
7. Partilha de dados com terceiros
A BM Assistência Técnica não vende nem cede dados pessoais a terceiros para fins de marketing.
Os dados podem ser partilhados com:
- Prestadores de serviços técnicos (por exemplo, alojamento do website, serviços de email, ferramentas de análise)
- Entidades oficiais ou autoridades competentes
Quando tal seja exigido por lei.
Sempre que possível, os dados são tratados com base em contratos que garantem a confidencialidade e a proteção adequada dos dados pessoais.
8. Direitos dos titulares de dados
Enquanto titular de dados, o utilizador tem direito a:
- Aceder aos seus dados pessoais
- Corrigir dados incompletos ou inexatos
- Solicitar a eliminação dos dados, quando aplicável
- Limitar o tratamento em certas circunstâncias
- Opor-se ao tratamento baseado em interesses legítimos
- Solicitar a portabilidade dos dados, quando aplicável
- Retirar o consentimento, quando o tratamento se baseie em consentimento (sem prejuízo da licitude do tratamento anterior)
Para exercer qualquer um destes direitos, poderá contactar:
Email: geral@bmassistenciatecnica.pt
Assunto sugerido: “RGPD – Exercício de direitos”
Se considerar que os seus direitos não foram respeitados, pode apresentar reclamação à Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) em www.cnpd.pt.
9. Segurança dos dados
A BM Assistência Técnica adota medidas técnicas e organizativas adequadas para proteger os dados pessoais contra perda, acesso não autorizado, alteração ou divulgação indevida.
No entanto, nenhum sistema de transmissão ou armazenamento é 100% seguro, pelo que não é possível garantir segurança absoluta. Continuamos, ainda assim, a melhorar continuamente as medidas de proteção.
10. Cookies
10.1 O que são cookies?
Cookies são pequenos ficheiros de texto armazenados no seu dispositivo (computador, tablet, smartphone) quando visita um website. Servem para recordar determinadas informações sobre a sua visita, facilitando a navegação e permitindo obter estatísticas de utilização.
10.2 Tipos de cookies utilizados
Neste website podem ser utilizados:
- Cookies estritamente necessários
Essenciais para o funcionamento do site e para permitir funcionalidades básicas (por exemplo, navegação, submissão de formulários). - Cookies de desempenho e estatística (analíticos)
Utilizados para analisar a utilização do website, número de visitas, páginas mais vistas, etc. Podem recorrer a ferramentas de terceiros (por exemplo, serviços de análise de tráfego). Os dados são tratados de forma agregada e destinam-se a melhorar os conteúdos e usabilidade. - Cookies funcionais
Podem guardar preferências do utilizador (por exemplo, idioma), tornando a experiência mais consistente. - Cookies de terceiros
Associados, por exemplo, a conteúdos incorporados, mapas, vídeos ou botões de partilha de redes sociais. Estes cookies são geridos pelos respetivos terceiros, segundo as suas próprias políticas.
10.3 Gestão de cookies
O utilizador pode:
- Aceitar ou recusar determinados tipos de cookies através do banner de cookies (quando implementado).
- Configurar o browser para bloquear ou eliminar cookies.
Exemplos:
- Chrome, Firefox, Edge, Safari, etc.: cada navegador possui definições próprias de gestão de cookies, acessíveis normalmente em “Definições” → “Privacidade” ou “Segurança”.
A desativação de certos cookies pode afetar o funcionamento de algumas partes do website.
11. Formulários e comunicação
Os formulários existentes no site (Contactos, Contacto Rápido, Pedido de Assistência Técnica, Pedido de Orçamento) servem apenas para:
- Responder a contactos iniciados pelo utilizador
- Agendar assistência técnica
- Preparar orçamentos personalizados
Não é feito envio automático e massivo de newsletters, salvo se tal funcionalidade for implementada no futuro, caso em que será solicitado consentimento explícito e revogável a qualquer momento.
12. Atualização desta política
A BM Assistência Técnica pode atualizar esta Política de Privacidade e Cookies sempre que necessário, por motivos legais ou operacionais.
A versão mais recente estará sempre disponível em https://bmassistenciatecnica.pt/.
Recomenda-se a consulta periódica desta página.

